top of page

Entenda a diferença das vacinas V8 e V10

  • Foto do escritor: Canil Arautos do Rei
    Canil Arautos do Rei
  • 22 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

As vacinas de V8 e V10, devem ser tomadas em torno de 60 dias de vida do animal, com intervalo de 25 dias entre uma dose e outra.

A partir dos 45 dias, o animal pode ser imunizado pela primeira vez. Nas primeiras doses das vacinas V8 e V10, são dadas em 3 “parcelas”, chamadas de reforço.

A da gripe canina e raiva não é necessário o reforço, apenas manutenções anuais. É importante não esquecer nenhuma das vacinas, pois podem perder a eficácia e seu pet pode contrair alguma doença em que estava imunizado antes.



A diferença entre V8 e V10

A diferença é que existem 4 tipos de Leptospirose, para cada tipo existe um antígeno específico. Ambas as vacinas protegem o pet contra 7 doenças, mas a V8 protege contra a Leptospira Canicola e a Leptospira Icterohahemorrhagiae, enquanto a V10 inclui os antígenos para Leptospira Grippotyphosa e Leptospira Pomona.

Veja abaixo, algumas doenças que as vacinas previnem:


Cinomose

Afeta os filhotes até um ano de vida. É sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos. A doença é viral e pode ser passada de um animal para outro não imunizado. Os sintomas são: perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito, convulsões e pode ir a óbito.


Hepatite infecciosa canina

É transmitida para o cão por meio de secreções, excrementos e sangue infectado pelo adenovírus. Os sintomas são febre, dor abdominal, vômitos, ataques convulsivos, depressão e coma.


Adenovirose

Afeta o sistema respiratório, dando abertura para a entrada de outras doenças mais graves.


Coronavirose

É encontrado nas fezes nos animais infectados. Os sintomas são crises de vômito e diarreia, febre, fezes com sangue, depressão, perda de apetite e desidratação. Pode levar o animal a óbito.


Parainfluenza canina

É transmitida pelo contato direto com um animal infectado e outro sadio. Os sintomas são tosses graves, secreções, febre e coriza, além de debilitar o corpo do animal.


Parvovirose

Uma das doenças mais letais em filhotes. É transmitida pelo contado de fezes de um animal infectado com um sadio. Pode ocorrer morte súbita em filhotes aparentemente saudáveis.


Leptospirose canina

É uma zoonose, ou seja, transmitida de pet para tutor. O contágio é pela urina de ratos e os sintomas são desânimo, vômitos e hemorragias. Pode evoluir para casos crônicos e levar o animal a óbito.

Todas as doenças são graves e podem atingir o cãozinho antes de 1 ano de idade. Existe a probabilidade de seu pet pegar a doença posteriormente se não for vacinado. Vacinar é melhoria e extensão da qualidade de vida.


ref.: https://www.doutorpet.com/blog/entenda-a-diferenca-das-vacinas-v8-e-v10/

Comentários


hand_icon-icons.com_70947 (1).png

© 2019 Canil Arautos do Rei

bottom of page